clínica & neurociências neurociência comportamentalneurofisiologia & psicofísicaanálise estatística de dados núcleo de neuropsicologia clínica & experimental

Cinema e Loucura (2010)
Autores: J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux

Este livro introduz o leitor à fascinante área dos transtornos mentais, empregando o cinema como uma ferramenta de ensino. Longe de oferecer explicações técnicas e elaboradas, utilizamos uma linguagem simples e acessível, voltada especialmente àqueles que estão se iniciando no estudo da psiquiatria e da psicopatologia, e ainda aos leigos que tenham curiosidade quanto às formas de adoecimento mental. Este livro também pode ser interessante para profissionais com um alto nível de conhecimento na área de saúde mental, principalmente para os que apreciam a sétima arte, pois possibilita uma visão panorâmica de como o cinema vem retratando as doenças psiquiátricas. Em cada capítulo, apresentamos uma descrição sucinta dos aspectos clínicos dos transtornos mentais e, em seguida, discutimos filmes cinematográficos que podem servir como exemplo desses mesmos transtornos. Essa organização reflete o que a nossa experiência mostra como o procedimento mais didático. Primeiro precisamos ter informações teóricas sobre os transtornos mentais, só assistindo ao filme depois, quando estamos preparados para reconhecer alterações psicopatológicas exibidas pelo personagem.

Comprar ::: Preview ::: Review


Intersecções entre Psicologia e Neurociências (2010)
Autores: J. Landeira-Fernandez e Elie Cheniaux

O extraordinário progresso das neurociências nas últimas décadas do século XX abriu novas perspectivas para a psicologia neste início de século. Dicotomias aparentemente insuperáveis, tais como mente versus cérebro, natureza versus criação, medicamento versus psicoterapia, começam a dar sinais significativos de integração. Dessa forma, é natural que a área de intersecção entre psicologia e neurociências esteja em franco crescimento. O propósito deste livro é o de divulgar e atualizar o leitor acerca do conhecimento que vem sendo produzido por esta área da ciência. Quatorze capítulos perpassam temais atuais, como por exemplo, a perspectiva behaviorista psicanalítica frente às neurociências, aspectos históricos relacionados à investigação das funções cerebrais por meio de técnicas de neuroimagem, bem como discussões importantes sobre percepção visual em bebês, memória, emoção, comportamento alimentar e linguagem. Os substratos neurais associados aos transtornos de ansiedade e esquizofrenia são abordados em capítulos separados.

Comprar ::: Preview ::: Review

NNCE - Núcleo de Neuropsicologia Clínica e Experimental © 2015